Momento de explanações...
Criado no distante ano de 2005, o MyAnimeList (conhecido popularmente pela sigla MAL) tinha como propósito servir como uma espécie de repositório para informações diversas de animes e mangás, voltado em boa parte para o público ocidental destas obras. Além disso, o citado site passou a oferecer um serviço inédito na sua época de lançamento, sendo este o de prover arquivamento e avaliação sobre tudo que o usuário assistiu e leu (entre animes e mangás, respectivamente).
O MAL sempre ostentou um visual deveras simples, e seus serviços oferecidos nunca passaram por um tipo de repaginação ou melhoras pontuais, fazendo com que este site perdesse um tanto de seu espaço para outras plataformas que foram surgindo, como o AniList. Deve-se frisar, porém, que o MAL continuou sendo o mais usado e acessado pela comunidade animística ocidental, mesmo com os pormenores já citados.
Entretanto, em 15 de julho de 2015 o MyAnimeList foi vendido para uma empresa chamada DeNA (veja aqui um release da época). Tal empresa manteve os serviços conhecidos no portal adquirido, além de passar a ter streaming de animes graças a um acordo com a Anime Consortium Japan (ACJ), com códigos provindos inicialmente pelo já encerrado Daisuki. Atualmente, este serviço do MAL provém dos sites Crunchyroll e Hulu.
Estes três parágrafos acima tinham, por objetivo, resumir para você toda a história existente do MyAnimeList, nobre visitante. Isto porque, na data de publicação deste post, provavelmente um novo marco acabara de nascer na linha do tempo deste conhecido portal sobre animes e mangás. E não apenas isso, uma vez que existe a possibilidade do MAL, de fato, nunca mais voltar a ser o mesmo (no que tange diretamente a ideia de sua concepção original).
Página inicial do MyAnimeList (divulgação). |
De toda a forma, é bom ficares à par de que, durante as próximas semanas (cujo número real é desconhecido), a equipe do DeNA ainda estará à frente do MyAnimeList. Trata-se do período de transição administrativa, no qual pouco à pouco o portal em pauta será incorporado pelo seu novo mandatário, até que se chegue ao status completo desta ação. Existe a possibilidade de que novos informes sejam apresentados pela Media Do, quando a incorporação do MAL estiver próxima de ser encerrada em sua totalidade.
Este blogueiro tende a tratar o assunto com a seriedade merecida, mas não tem como explanar à fundo o futuro do MyAnimeList de maneira concreta e objetiva, além do que a própria Media Do já deixou claro sobre o que fará. Entretanto, na linha de pensamento da minha pessoa, o que poderá ser visionado adiante é algo próximo de um novo período para o MAL em si, não apenas servindo como plataforma para marketing e distribuição de e-books, como principalmente com a perda de todo o seu ideal conhecido desde 2005. Em outras palavras, as chances do MyAnimeList deixar de lado o seu propósito de catalogação de dados, quanto a animes e mangás, é bem real.
Nobre visitante, neste instante a minha pessoa lhe convida para fazer um ponto de reflexão na área de comentários deste humilde blog. Até porque, tu podes tanto concordar com a visão deste humilde blogueiro sobre o futuro do MyAnimeList, como também ter um ponto de vista totalmente diferente. Assim sendo, desde agora o Netoin! ficará no aguardo das novidades acerca do MAL para a Media Do e, também, de suas palavras sobre o tema em pauta.
Aguardar é preciso...
Fonte da chamada (via Anime News Network)
Site oficial do Media Do Holdings
Página oficial do Media Do, no site oficial da empresa
Até a próxima!
[ made in Netoin! ]
Conheça o autor do Netoin!, visitante...
Eu sequer sabia disso. Melhor transferir minhas informações para algum outro sítio só para o caso de acabarem com tudo.
ResponderExcluirSaudações
ExcluirRealmente, existe a chance do serviço como conhecemos (por parte do MyAnimeList) não mais existir no futuro próximo, mas também não se trata de uma certeza absoluta.
Mas concordo que é melhor prevenir, realmente.
Até mais!