Em pauta!

sábado, fevereiro 11, 2017

[Semanal] Seiren #6: Versus


Ritmo cadenciado...

Antes de mais nada, é necessário aqui enfatizar que o sexto episódio de Seiren foi, com sobras, o de andar mais lento na sua história até o momento. Não que isto seja necessariamente um ponto negativo, ainda mais quando se trata de um anime com aparência despretensiosa igual à este. Entretanto, mesmo com o ritmo cadenciado e ajustado, ainda assim houveram alguns momentos de maior interesse para a obra em si.

Recorde-se de que, na semana anterior, iniciou-se o arco da Miyamae Toru (veja a análise aqui), sendo ela uma garota que adora a chamada "cultura geek", sendo uma fã assídua de jogos eletrônicos e afins. A jovem se aproximou do protagonista Shoichi e seus amigos graças a um simulador de veados (jogo para console portátil bem similar, graficamente, à época da geração 8-bits). A Tsuneki apareceu no capítulo passado, de realce, trabalhando no restaurante (recorde-se de que cada arco é totalmente novo, como se o protagonista não tivesse tido nenhum envolvimento mais próximo com a heroína anterior) e, para uma melhor contextualização, ela se fez presente novamente (mas com uma participação mais forte).

O presente episódio começou como se podia esperar, ou seja, com Shoichi, Toru e outros dois rapazes divertindo-se com o jogo que o quarteto havia comprado, juntos. Um questionamento após a saída da moça, sobre ela e o protagonista estarem indo muito ao fliperama ultimamente, não chegou a causar desconforto. Contudo, a questão devolveu certa atenção ao Shoichi, especialmente sobre o modo no qual a Toru costuma jogar nos arcades. O rapaz tentou fazer com que a moça se acalmasse no fliperama, ao mostrar para ela como ele se saía bem em um simulador de ônibus, mas é desnecessário aqui enfatizar que isto não chamou a atenção dela.


Depois da jogatina em grupo, o Shoichi sai tranquilamente com uma ideia em mente...

Após isto, o episódio entrou em uma vertente bem ramificada e até sugestiva, na qual o Shoichi não apenas começou a ponderar sobre ir ao mesmo curso preparatório que a Toru (por razões óbvias), como houve o desenrolar de um desentendimento entre a garota gamer e a heroína dos primeiros quatro episódios de Seiren, ou seja, a Tsuneki. Pode-se aqui exclamar que este foi o principal momento do episódio inteiro, no qual a luta pela vingança no jogo eletrônico acabou sendo um tipo de fachada para algo mais sério que, como se poderia prever, não foi necessariamente explicado (a Tsuneki apenas alertou o Shoichi sobre não ser bom ele ficar andando com a Toru).

Do ponto acima em diante, o episódio da semana restringiu-se à uma acentuada e (até certo ponto) entediante linearidade. As ocorrências mais hilárias do capítulo em pauta, no todo, foram chamativas em aspectos diversos, bastando citar aqui (como modelo para explanação) o fato da jovem Kamizake Makoto gostar de tirar fotos instantâneas com montagens, nas quais sua preferência está sair nelas "banhada em leite". Ao final do episódio em pauta, uma expressão entediada da Toru se contrapôs a união do alívio com preocupação protagonizadas pela face do Shoichi.

De certa forma, Seiren é um anime que apresenta realmente o modo no qual os personagens em destaque no arco em pauta vão se conhecendo e interagindo, sem grandes infortúnios (tal como ocorreu nos episódios sobre a Tsuneki). Contudo, nada em absoluto foi mencionado sobre o interrogativo final do capítulo anterior. Espera-se que nos dois episódios que faltam para encerrar este arco, tudo seja devidamente explicado.

Aguardar é preciso...

Momentos...



Simulador - o Shoichi tem receio da Toru em suas jogatinas. Com isto em mente, a chamou para se divertir com um simulador de ônibus. Porém...


Impressão - alguém aqui foi um bom perdedor, para a surpresa até da Toru...



Surpresas - o Shoichi nem chegou a ver a montagem das duas jovens, mas ele se espantou com a presença de alguém do Conselho Disciplinar em um fliperama. No caso, a Kamizake Makoto, que presta continência na imagem...



Desafios - enquanto a dupla Shoichi e Toru estão no arcade das naves em luta, os dois amigos do protagonista tentam (em vão) passá-lo no ranking do simulador de ônibus...



Tensão - de um lado a Tsuneki e o garoto com tapa-olho do episódio passado. Do outro, a Toru e o Shoichi. É chegado o momento para um certo ajuste de contas no fliperama...


Flagrante - eis o que acontece quando uma integrante do Conselho Disciplinar é encontrada no fliperama...



Aviso - a Tsuneki e um ultimato para o Shoichi, na vista da Toru, além de pedir ao rapaz para que não conte à ninguém sobre o trabalho dela no restaurante...


Seiren - Episódio #6
*** avaliação: 6,5 pontos de 10,0 possíveis ***


Perspectivas - de acordo com as faces do Shoichi e da Toru, tudo está bem ao mesmo tempo que aparenta seguir para outro caminho...

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]

Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!