Quando se fala em opinião pessoal, de cara vem aquela certa "torcida de nariz" pois, como cada pessoa possui um modo próprio de ver as coisas, então nem sempre a opinião que se tem sobre algo será devidamente aceita por outra pessoa, em um processo natural ao extremo...
É nisso que está toda a graça da questão. Expor uma opinião sobre algo significa diretamente estar aberto aos comentários que a mesma terá, originando uma troca de idéias que, sendo bem feita e de forma respeitosa entre todos, será muito saudável.
Apesar desta introdução longa ( e até um pouco "chata", confesso humildemente ), esta postagem trará aquilo que o blogueiro que vos escreve neste momento tem sua mente como os destaques da animação japonesa no ano de 2010.
Então irá seguir-se, logo abaixo, quais foram os destaques de 2010 por parte deste blogueiro, entre os títulos assistidos das temporadas do citado ano.
Melhor anime ( séries, OVA, movie )
Neste quesito, todos os aplausos deste blogueiro vão para o movie de "Bungaku Shoujo". A estória da garota literária tem o doce e puro poder do fascínio. É notável ver como ligações paralelas ( lê-se: estórias paralelas ) se encaixam perfeitamente com a personagem principal, Amano Touko.
É bem verdade que outros títulos merecem citação, sendo este o caso: das séries "Working!!", "Kami Nomi zo Shiru Sekai", "Angel Beats!" e "Otome Youkai Zakuro"; dos movies "Suzumiya Haruhi no Shoushitsu" e "Mahou Shoujo Lyrical Nanoha"; e dos OVA's "Bungaku Shoujo Memoir", "Shakugan no Shana S" e "Tamayura".
Melhor personagem feminino ( âmbito geral )
Teria como resistir à pureza, delicadeza e gentileza da Taneshima Poplar do anime "Working!!"? Essa questão é realmente difícil, e tende à chamar a atenção. E que tal o modo subjutivo de ser da Kotobuki Nanase de "Bungaku Shoujo"? E que tal se for dado um toque à mais na questão, visto o modo quieto, inseguro e ( de uma estranha forma ) apaixonante de ser da Shiomiya Shiori de "Kami Nomi zo Shiru Sekai"? E a Tachibana Kanade de "Angel Beats!"?
Isso para não contar as reaparições de personagens que, de longa data, estão na preferência deste blogueiro, sendo este o caso da Fate Testarossa em "Mahou Shoujo Lyrical Nanoha - The Movie 1st" e da Shana no OVA "Shakugan no Shana S".
O ano de 2010 presenteou os fãs de animação japonesa com um belo e repleto "arsenal" de personagens femininas. É bem provável que alguém venha a sentir falta, nesta listagem, de personagens de animes como "High School of the Dead", de "Baka to Test to Shoukanju", de "Yosuga no Sora" e de "Omamori Himari", por exemplo. Mas, como foi bem frisado no início desta postagem, é tudo questão de gosto...
Melhor personagem masculino ( âmbito geral )
Entre os personagens masculinos, este blogueiro faz questão de citar o Katsuragi Keima de "Kami Nomi zo Shiru Sekai", o tal que se denomina como sendo o "Deus da Conquista" ( nos simuladores de encontro, bem dito ). O seu jeito de ver e de analisar as coisas é um grande fator de curiosidade. As críticas que ele faz ao mundo real, às vezes, beiram o surrealismo...
O soldado Yoshinokazura Riken ( de "Otome Youkai Zakuro" ) e o Kyon ( de "Suzumiya Haruhi no Shoushitsu" ) também merecem citação honrosa. O primeiro por ser um soldado de respeito, praticante assíduo do respeito ao próximo ( sobretudo às mulheres ), e de caráter inquestionável. E o segundo dispensa grandes apresentações, sendo o mesmo a eterna vítima das idéias mirabolantes da Suzumiya Haruhi.
Objetivamente
Esta postagem não vem à tratar-se de um escalão, até porque vários blogs sobre animação japonesa já publicaram as suas preferências sobre o último ano que passou ( como os parceiros "Gyabbo!" e "MBB Anime Kenkyuukai" ). Entretanto, a postagem desta casa procurou ser mais discreta, até porque este blogueiro que vos escreve não viu tudo que se passou em 2010 ( entre séries, OVA's e movies, totalizam-se 20 títulos ).
De qualquer forma, a opinião do "NETOIN!" se fez apresentar. De forma tardia é bem verdade, mas aí está. Não é nada grandioso nem tão pouco chamativo, mas o que está aqui escrito pode ser encarado, na maior sinceridade, como aquilo que representa o que significou o ano de 2010 para este humilde blogueiro, no quesito animação japonesa.
E você, visitante!? O que achou? Que opinião tens à respeito?
[ made in NETOIN! ]
The World God Only Knows, Angel Beats e Kuragehime foram as gratas surpresas de 2010 para mim, pois foram tudo o que achei que não seriam, engraçados, criativos, surpreendentes.
ResponderExcluirDepois de ler, fiquei curioso para assistir Bungaku Shoujo Memoir e Otome Youkai Zakuro.
Mas, me tire uma dúvida. A Zakuro e a Taneshima são apenas ilustração ou também são destaques de 2010?
Saudações
ResponderExcluirGrato pela sua opinião, Feiqui. A Taneshima e a Zakuro foram destaques. Porém, entre elas, a Taneshima ficou no top.
Se tiver a oportunidade, assista a "Bungaku Shoujo Memoir" e a "Otome Youkai Zakuro". Talvez os títulos citados sejam de seu agrado, também.
Até mais!